quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Atividade 4 – Planejando e preparando – se para a prática. PROJETO: OS ALUNOS E A CONVIVÊNCIA NO TRÂNSITO.



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO 
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL



PLAC - MOMENTO 2 - APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL
ESCOLA: Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo
GRUPO DE FORMAÇÃO: Conceição de Maria Fontenele, Diarraira Alves da Silva, Fábio Pãozinho Souza, Luzia Almeida da Silva, Marcenita Augusto Cidade, Magdaula do Nascimento Braga.
Professora: Msc. Mirian Becker
Tutores: Msc. Kristiane Alves e Esp. Paulo Reis

Atividade 4  – Planejando e preparando – se para a prática.

PROJETO: OS ALUNOS E A CONVIVÊNCIA NO TRÂNSITO.


01. Apresentação

O grupo pensou em diversas práticas de uso das TDIC e resolveu-se realizar a continuação da atividade 1 (desse módulo), uma vez que foi realizada com os alunos do 3˚ Ano (Ens. Fundamental) o estudo de localização  de bairros e ruas usando o Google Maps disponível na internet. Essa prática visa agora sensibilizar os alunos sobre as relações do homem e o trânsito, uma vez que a escola se localiza próximo a duas avenidas de alta concentração de veículos. Da mesma forma, os alunos que moram nos arredores da escola fazem o caminho de suas casas até a instituição a pé ou de bicicleta. O grupo vendo essa realidade pensou trabalhar essa prática voltada à sensibilização e consciência dos alunos sobre o cuidado e a preservação da vida ao que tange sua mobilidade nesses percursos casa/escola, escola/casa.
A capital Boa Vista-RR tem registrado autos índices de acidentes no trânsito devido à imprudência dos motoristas e pedestres que desrespeitam as normas de trânsito ocasionando mortes e/ou sequelas. Dada a importância da temática e a preocupação com esses índices, o grupo de formação da escola estabeleceu metas a ser alcançada durante a execução dessa prática, assim como alcançar e auxiliar os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem contemplando diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português.
02. Justificativa
A maior parte dos  pais dos nossos alunos fazem uso dos carros/motocicletas particulares e transportes escolares para levar e trazer seus filhos até a escola, assim utilizam as vias públicas para se locomover e chegar ao seu destino.
No entanto, alguns alunos fazem esse percurso a pé ou de bicicleta, e em alguns casos não estão acompanhados pelos seus responsáveis o que aumenta a preocupação com esses alunos em fazer esse percurso que o leva de casa à escola.
Dessa forma, o grupo resolveu aplicar esse projeto de forma prática usando do seu espaço e recursos disponíveis na instituição. Assim, como trabalhar algumas disciplinas como a geografia, matemática e português. Apesar do pouco tempo que tínhamos a disposição, foi possível realizar um trabalho com esses alunos dos 3˚ ano matutino, e reafirmar alguns ensinamentos que foram realizados pelos professores no mês de setembro o qual se tem uma semana dedicada para falar sobre o trânsito.
Sabemos que a escola como instituição pública de ensino deve possibilitar formas e meios de trabalhar assuntos que estejam correlacionados com a realidade dos alunos. E falar sobre Educação no Trânsito é uma questão que orienta os PCN, os quais sugerem como tema local, a ser trabalhado e incorporado nos currículos escolares, pois está vinculado a questões sociais, à construção da cidadania, envolvendo diferentes aspectos da convivência coletiva, portanto, ela promove a interação de questões da vida real com os saberes escolares (Oliveira, 2013) [1].
Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da lei que está em vigor e inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado deste a Educação Infantil e em todas as suas modalidades de ensino.
03. Objetivos
Ø  Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva para com os alunos dos 3˚ Ano do Ensino Fundamental;
Ø  Observar o movimento de pessoas nas vias públicas;
Ø  Identificar o significado da sinalização que se destacam no caminho (casa/escola) dos alunos;
Ø  Descrever a sinalização de trânsito observada pelos alunos como fator de segurança;
Ø  Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
Ø  Identificar o sinal de trânsito;
Ø  Ensinar obediência à sinalização;
Ø  Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade e Humildade;
Ø  Utilizar os recursos das TDICs como ferramentas de ensino e aprendizagem disponível na escola.

04. Desenvolvimento ou Metodologia

Ø  Debates através de exposição de slides sobre a Educação no Trânsito;
Ø  Passeios  via web através do aplicativo Google Maps observando e reconhecendo as sinalizações (faixas, placas e semáforos) que aparecem no decorrer dos percursos realizados pelos alunos;
Ø  Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes para uma boa convivência no e para o trânsito;
Ø  Acesso ao site www.paradapelavida.com.br e assistir os vídeos informativos com abordagem sobre o assunto com uma linguagem acessível à faixa etária;
Ø  Realização do “Quiz” no site http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u64.jhtm
Ø  Exposição de maquetes e placas que demonstram situações do dia a dia no trânsito;
Ø  Palestras com convidados e alunos sobre a importância das regras de trânsito.

05. Recursos

Para essa prática, teremos como recursos humanos; alunos, professores e acadêmicos palestrantes do Curso de Psicologia da Faculdade Catedral de Boa Vista-RR; e materiais, computadores, data show, TV, caixa de som, vídeos, textos informativos, colagens, pinturas, livros e  placas de trânsito.

06. Conteúdos

Serão trabalhados conteúdos de forma interdisciplinar atendo as disciplinas de português o qual será trabalhado a interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates e acesso/exibição de vídeos. No ensino de geografia e história serão trabalhados conteúdos sobre locomoção e localização através do Google Maps (noção de espaço) nas vias urbanas realizadas por pedestres/carros/ônibus presentes nos bairros e ruas onde se encontram a casa dos alunos e a própria escola. Na arte trabalharemos as cores dos semáforos, faixas, placas e maquetes.

07. Avaliação

A avaliação será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, levando em consideração a participação o interesse e entusiasmo dos alunos no desenrolar de cada atividade proposta pelo grupo de formação do curso Cultura Digital.

08 – Referencia Bibliográfica

Andréia Oliveira. Por que ensinar trânsito nas escolas? Disponível no site: www.cpt.com.br Acesso realizado em 28 de novembro de 2014.





[1] Andréia Oliveira. Por que ensinar trânsito nas escolas? Disponível no site: www.cpt.com.br Acesso realizado em 28 de novembro de 2014.
 

PROJETO: OS ALUNOS E A CONVIVÊNCIA NO TRÂNSITO. I. Resultados



PLAC - MOMENTO 2 - APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL
ESCOLA: Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo
GRUPO DE FORMAÇÃO: Conceição de Maria Fontenele, Diarraira Alves da Silva, Fábio Pãozinho Souza, Luzia Almeida da Silva, Marcenita Augusto Cidade, Magdaula do Nascimento Braga.
Professora: Msc. Mirian Becker
Tutores: Msc. Kristiane Alves e Esp. Paulo Reis
Atividade 4 e 5 – Planejando e preparando – se para a prática.


PROJETO: OS ALUNOS E A CONVIVÊNCIA NO TRÂNSITO.
  
I. Resultados

Após a escolha da temática o grupo de formação passou a articular algumas ações para aplicar o projeto em tempo hábil. Uma vez que todos os alunos encontravam - se em processo de avaliação bimestral, ou seja, o tempo era curto e não podíamos tomar muito tempo dos professores, pois os mesmos também estavam em processo de revisão de conteúdos. 
Assim no dia 26 de novembro de 2014, a escola recebeu no turno matutino os acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Catedral, cuja foram convidados para realizar uma palestra com todos os alunos dos 3˚ Ano para abordar o tema sobre Educação no Trânsito. Nessa atividade houve 100% de participação dos alunos e dos professores, de forma que ambos interagiram com os palestrantes.
 





No dia 27 de novembro de 2014 no Laboratório de Informática foi apresentado aos alunos por turma, slides sobre o trânsito e suas definições reafirmando o que eles assistiram no dia anterior no pátio da escola.
Depois os alunos assistiram na TV dois vídeos sobre como se comportar em via pública, e os cuidados que todos os pedestres/passageiro/motorista devem ter para preservar sua vida e a do próximo.
 


Após esse momento, os alunos tiveram acesso à internet, e orientados pelo professor eles visitaram a página do Google Maps [1] para assim terem uma visão da rua, bairro onde moram e localização da escola, assim como o percurso que realizam para chegar até a escola, observando as placas de sinalização que se encontram no aplicativo.  


Realizado esse processo, os alunos foram levados para visitarem a página http://www.paradapelavida.com.br cujo objetivo era ter acesso aos vídeos da
campanha “Pela Estrada Afora” uma série de 12 episódios que aborda a relação das crianças com o trânsito. Cada episódio apresenta, de forma lúdica e didática, diversas situações cotidianas que mostram como os pequenos telespectadores devem se comportar frente ao trânsito[1].
E na continuação, foi apresentado aos alunos uma maquete confeccionada pelos alunos do 2˚ ano (Ens. Fundamental), nessa maquete os alunos dos 3˚ ano tiveram a oportunnidade de identificar e rel  acionar o que aprenderam na palestra, na web e nos videos assistidos de forma lúdica e interativa. 


 

E para finalizar  esse processo de visita na web, palestras, e exposição de slides de forma concreta, os alunos responderam um Quiz com 6 (seis) questões formuladas no site http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u64.jhtm.
Assim os alunos digitaram o endereço nos computadores e responderam o Quiz individualmente. A expectativa do grupo era que todos os alunos responderiam as questões diante do que foi apresentado na palestra, nos slides e no acesso aos vídeos. De certa forma, todos conseguiram realizar o quiz em tempo hábil, assim como outras questões foram colocadas sobre como cada um deve se comportar e respeitar as regras do trânsito em prol de preservar a vida. 


II. Considerações Finais

Na oportunidade, o grupo espera que futuramente possa novamente aplicar esse projeto de forma mais acentuada e com mais tempo, pois englobaremos os demais alunos, pais e comunidade em geral. Apesar do pouco espaço de tempo e da situação vivenciada pelos e professores nesse fim de semestre, o grupo sente-se realizado pela conclusão do trabalho, assim como os alunos e os professores que participaram de cada etapa. Ressaltamos ainda que a inclusão de diversas TDIC no contexto de ensino faz com que os alunos participem cada vez mais das aulas, pois os atributos de interatividade faz com que eles sintam-se participativos e construtores de sua aprendizagem, e isso foi perceptível no decorrer dos três dias que o projeto foi aplicado.

III. Referências

Andréia Oliveira. Por que ensinar trânsito nas escolas? Disponível no site: www.cpt.com.br Acesso realizado em 28 de novembro de 2014.

Sites acessados: