PLAC - MOMENTO 2 - APRENDER EM REDE NA
CULTURA DIGITAL
ESCOLA: Municipal Maria Teresa Maciel da
Silveira Melo
GRUPO DE FORMAÇÃO: Conceição de Maria Fontenele, Diarraira Alves da Silva, Fábio Pãozinho
Souza, Luzia Almeida da Silva, Marcenita Augusto Cidade, Magdaula do Nascimento
Braga.
Professora: Msc. Mirian Becker
Tutores: Msc. Kristiane Alves e Esp. Paulo
Reis
Atividade 4 e 5 – Planejando e
preparando – se para a prática.
PROJETO: OS ALUNOS E A CONVIVÊNCIA NO
TRÂNSITO.
I. Resultados
Após
a escolha da temática o grupo de formação passou a articular algumas ações para
aplicar o projeto em tempo hábil. Uma vez que todos os alunos encontravam - se
em processo de avaliação bimestral, ou seja, o tempo era curto e não podíamos
tomar muito tempo dos professores, pois os mesmos também estavam em processo de
revisão de conteúdos.
Assim no dia 26 de novembro de 2014,
a escola recebeu no turno matutino os acadêmicos do curso de Psicologia da
Faculdade Catedral, cuja foram convidados para realizar uma palestra com todos
os alunos dos 3˚ Ano para abordar o tema sobre Educação no Trânsito. Nessa
atividade houve 100% de participação dos alunos e dos professores, de forma que
ambos interagiram com os palestrantes.
No dia 27 de novembro de 2014 no Laboratório de Informática foi
apresentado aos alunos por turma, slides sobre o trânsito e suas definições
reafirmando o que eles assistiram no dia anterior no pátio da escola.
Depois os alunos assistiram na TV dois vídeos sobre como se
comportar em via pública, e os cuidados que todos os
pedestres/passageiro/motorista devem ter para preservar sua vida e a do próximo.
Após
esse momento, os alunos tiveram acesso à internet, e orientados pelo professor
eles visitaram a página do Google Maps [1]
para assim terem uma visão da rua, bairro onde moram e localização da escola,
assim como o percurso que realizam para chegar até a escola, observando as
placas de sinalização que se encontram no aplicativo.
Realizado esse processo, os alunos foram levados para visitarem a
página http://www.paradapelavida.com.br
cujo objetivo era ter acesso aos vídeos da
campanha “Pela Estrada Afora” uma série de 12 episódios
que aborda a relação das crianças com o trânsito. Cada episódio apresenta, de
forma lúdica e didática, diversas situações cotidianas que mostram como os
pequenos telespectadores devem se comportar frente ao trânsito[1].
E na continuação, foi apresentado
aos alunos uma maquete confeccionada pelos alunos do 2˚ ano (Ens. Fundamental),
nessa maquete os alunos dos 3˚ ano tiveram a oportunnidade de identificar e rel acionar o que
aprenderam na palestra, na web e nos videos assistidos de forma lúdica e
interativa.
E para finalizar
esse processo de visita na web, palestras, e exposição de slides de
forma concreta, os alunos responderam um Quiz com 6 (seis) questões formuladas
no site http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u64.jhtm.
Assim os alunos digitaram o endereço nos
computadores e responderam o Quiz individualmente. A expectativa do grupo era
que todos os alunos responderiam as questões diante do que foi apresentado na
palestra, nos slides e no acesso aos vídeos. De certa forma, todos conseguiram
realizar o quiz em tempo hábil, assim como outras questões foram colocadas
sobre como cada um deve se comportar e respeitar as regras do trânsito em prol
de preservar a vida.
II. Considerações Finais
Na
oportunidade, o grupo espera que futuramente possa novamente aplicar esse
projeto de forma mais acentuada e com mais tempo, pois englobaremos os demais
alunos, pais e comunidade em geral. Apesar do pouco espaço de tempo e da
situação vivenciada pelos e professores nesse fim de semestre, o grupo sente-se
realizado pela conclusão do trabalho, assim como os alunos e os professores que
participaram de cada etapa. Ressaltamos ainda que a inclusão de diversas TDIC
no contexto de ensino faz com que os alunos participem cada vez mais das aulas,
pois os atributos de interatividade faz com que eles sintam-se participativos e
construtores de sua aprendizagem, e isso foi perceptível no decorrer dos três
dias que o projeto foi aplicado.
III. Referências
Andréia Oliveira. Por que
ensinar trânsito nas escolas? Disponível no site: www.cpt.com.br Acesso realizado em 28 de
novembro de 2014.
Sites
acessados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário