quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PROJETO: OS ALUNOS E A CONVIVÊNCIA NO TRÂNSITO. I. Resultados



PLAC - MOMENTO 2 - APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL
ESCOLA: Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo
GRUPO DE FORMAÇÃO: Conceição de Maria Fontenele, Diarraira Alves da Silva, Fábio Pãozinho Souza, Luzia Almeida da Silva, Marcenita Augusto Cidade, Magdaula do Nascimento Braga.
Professora: Msc. Mirian Becker
Tutores: Msc. Kristiane Alves e Esp. Paulo Reis
Atividade 4 e 5 – Planejando e preparando – se para a prática.


PROJETO: OS ALUNOS E A CONVIVÊNCIA NO TRÂNSITO.
  
I. Resultados

Após a escolha da temática o grupo de formação passou a articular algumas ações para aplicar o projeto em tempo hábil. Uma vez que todos os alunos encontravam - se em processo de avaliação bimestral, ou seja, o tempo era curto e não podíamos tomar muito tempo dos professores, pois os mesmos também estavam em processo de revisão de conteúdos. 
Assim no dia 26 de novembro de 2014, a escola recebeu no turno matutino os acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Catedral, cuja foram convidados para realizar uma palestra com todos os alunos dos 3˚ Ano para abordar o tema sobre Educação no Trânsito. Nessa atividade houve 100% de participação dos alunos e dos professores, de forma que ambos interagiram com os palestrantes.
 





No dia 27 de novembro de 2014 no Laboratório de Informática foi apresentado aos alunos por turma, slides sobre o trânsito e suas definições reafirmando o que eles assistiram no dia anterior no pátio da escola.
Depois os alunos assistiram na TV dois vídeos sobre como se comportar em via pública, e os cuidados que todos os pedestres/passageiro/motorista devem ter para preservar sua vida e a do próximo.
 


Após esse momento, os alunos tiveram acesso à internet, e orientados pelo professor eles visitaram a página do Google Maps [1] para assim terem uma visão da rua, bairro onde moram e localização da escola, assim como o percurso que realizam para chegar até a escola, observando as placas de sinalização que se encontram no aplicativo.  


Realizado esse processo, os alunos foram levados para visitarem a página http://www.paradapelavida.com.br cujo objetivo era ter acesso aos vídeos da
campanha “Pela Estrada Afora” uma série de 12 episódios que aborda a relação das crianças com o trânsito. Cada episódio apresenta, de forma lúdica e didática, diversas situações cotidianas que mostram como os pequenos telespectadores devem se comportar frente ao trânsito[1].
E na continuação, foi apresentado aos alunos uma maquete confeccionada pelos alunos do 2˚ ano (Ens. Fundamental), nessa maquete os alunos dos 3˚ ano tiveram a oportunnidade de identificar e rel  acionar o que aprenderam na palestra, na web e nos videos assistidos de forma lúdica e interativa. 


 

E para finalizar  esse processo de visita na web, palestras, e exposição de slides de forma concreta, os alunos responderam um Quiz com 6 (seis) questões formuladas no site http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u64.jhtm.
Assim os alunos digitaram o endereço nos computadores e responderam o Quiz individualmente. A expectativa do grupo era que todos os alunos responderiam as questões diante do que foi apresentado na palestra, nos slides e no acesso aos vídeos. De certa forma, todos conseguiram realizar o quiz em tempo hábil, assim como outras questões foram colocadas sobre como cada um deve se comportar e respeitar as regras do trânsito em prol de preservar a vida. 


II. Considerações Finais

Na oportunidade, o grupo espera que futuramente possa novamente aplicar esse projeto de forma mais acentuada e com mais tempo, pois englobaremos os demais alunos, pais e comunidade em geral. Apesar do pouco espaço de tempo e da situação vivenciada pelos e professores nesse fim de semestre, o grupo sente-se realizado pela conclusão do trabalho, assim como os alunos e os professores que participaram de cada etapa. Ressaltamos ainda que a inclusão de diversas TDIC no contexto de ensino faz com que os alunos participem cada vez mais das aulas, pois os atributos de interatividade faz com que eles sintam-se participativos e construtores de sua aprendizagem, e isso foi perceptível no decorrer dos três dias que o projeto foi aplicado.

III. Referências

Andréia Oliveira. Por que ensinar trânsito nas escolas? Disponível no site: www.cpt.com.br Acesso realizado em 28 de novembro de 2014.

Sites acessados:
 





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