quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

PLAC 01 – RETRATO DA ESCOLA

ESCOLA: Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo
GRUPO DE FORMAÇÃO: Conceição de Maria Fontenele, Diarraira Alves da Silva, Fábio Pãozinho Souza, Luzia Almeida da Silva, Marcenita Augusto Cidade, Magdaula do Nascimento Braga.
PROFESSORA: Mirian Becker
TUTORES: José Ribamar Neiva Nascimento e Paulo César Reis
ATIVIDADE: Identificação, Observação e Registro das Práticas Pedagógicas e Sociais da Escola Mediadas pelas TDIC.

Ao realizarmos essa atividade o grupo de formação da Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo, observou que algumas práticas referentes ao uso das TDIC, são semelhantes às relatadas por outros profissionais da rede municipal de ensino. Porém, de modo geral algumas práticas pedagógicas com uso das TDIC ainda são limitadas, ou seja, alguns colegas professores ainda apresentam dificuldades em utilizar as tecnologias de forma a torná-la um diferencial no ensino e aprendizagem do aluno.
A nossa escola é detentora de alguns recursos tecnológicos que estão disponíveis para serem usados pelos professores e alunos. Mas são poucos usados pelos professores, e muitos ainda apresentam certa dificuldade em manusear tais recursos tecnológicos.
A escola recentemente recebeu novos computadores no laboratório de informática, melhorando o acesso e atendimento aos alunos e consequentemente melhorando às aulas dos professores. Da mesma forma, todos os professores possuem um Ultrabook de última geração, o que facilita seus planejamentos e didáticas de sala de aula.
O uso do laboratório de informática na escola é uma das atividades que constitui no PPP da escola, o mesmo possui uma didática que visa auxiliar os professores em seus conteúdos lecionados aos alunos. Ou seja, os professores planejam suas aulas e a executa nesse ambiente. No entanto percebe-se que uma pequena parte ainda não domina essa metodologia, assim como não conhece suas propriedades didáticas. Mas não se torna um problema, pois existem pessoas que os auxilie em suas aulas, entra aí a figura do “professor do laboratório de informática”, esse professor ajuda na execução do trabalho do professor titular de sala, planejando com ele as atividades e fornecendo meios acessíveis que o auxilie em sua aula.
Apesar de a escola possuir um bom laboratório de informática e ter acesso a internet, no entanto ele precisa estar conectando todos os seus computadores na rede, pois a demanda torna-se maior no que diz respeito às atividades propostas pelo professor de sala, que às vezes necessita de um auxilio da rede (internet) e este ainda está em fase de montagem via cabo, o que não depende somente dos esforços da gestão.
Outros recursos tecnológicos como o data show, o som, caixa amplificada, TV e DVD são muitos usados pelos professores, estes são levados até a sua sala de aula e lá são trabalhados na utilização de vídeos, músicas, apresentações etc.
A rede de internet é um importante recurso tecnológico da escola, a mesma está sendo oferecida pelo sistema Wifi para todos os professores da escola, uma vez que todos possuem computador e podem usar livremente em sua sala de aula em seus planejamentos e estudo de formação oferecida através do MEC e programas municipais. 
Atendemos um público de crianças que estão no 1˚ e 5˚ ano do Ensino Fundamental em dois turnos de trabalho. E é comum observarmos que muitos desses alunos detêm um certo conhecimento acerca de determinadas tecnologias e recursos de comunicação. Podemos citar celulares, tablet’s, notebooks etc., recursos esses que ainda não foi pensado pelos professores como forma de utilizarem em suas aulas, uma vez que muitos dos alunos usam somente para interagir nas suas redes sociais.
Vale destacar que tais recursos podem ser aproveitados como ferramenta de ensino e interação educativa, pois suas plataformas comunicativas dispõem de recursos audiovisuais que visam o entretenimento, mas podem ser usados também para o aperfeiçoamento dos conhecimentos transmitidos de forma didática e direcionada pelo professor em determinados conteúdos.
Destacamos também, que o trabalho ora realizado no laboratório de informática, parte do principio da parceria entre professores, coordenação e gestão, os quais trabalham em conjunto com todos os ambientes da escola a fim de proporcionar uma educação com qualidade e uso desses recursos tecnológicos que a escola possui.
            Todos os conteúdos elaborados pelos professores de sala são inseridos na ficha de planejamento e estes são trabalhados por eles no laboratório de informática ou em suas salas de aulas, quando este necessita de auxilio de algum recurso tecnológico (data show, o som, caixa amplificada, TV e DVD), naturalmente é comum receber auxilio do professor do laboratório, da mesma forma certos conteúdos são adaptados a jogos e exercícios usados com o uso dos recursos dos computadores e seus pacotes de software.
            Portanto, nossa observação referente às TDIC presente na escola em uso dos materiais tecnológicos citados são bem utilizados pelo corpo docente. No entanto a questão formativa em seu uso pedagógico ainda necessita ser melhor trabalhada, principalmente no que se refere à questão metodológica e técnica, pois acreditamos que com o passar do tempo e com planejamentos mais direcionados de forma conjunta poderemos romper determinadas barreiras metodológicas contemplando assim os objetivos de formação do aluno melhorando seus aspectos cognitivos, motor e social, pois as tecnologias também servem para inclusão social de pessoas em um mundo globalizado. 




Um comentário:

  1. Olá pessoal! Parabéns pelo Blog, ficou lindo! Com uma dinâmica bem diferente... Fizeram um ótimo trabalho. Sugiro mais ferramentas de interação. Que tal o quadro de recadinhos? Amei mesmo!!!

    ResponderExcluir