PLAC
01 – RETRATO DA ESCOLA
ATIVIDADE
2
ESCOLA:
Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo
GRUPO
DE FORMAÇÃO: Conceição de Maria Fontenele, Diarraira
Alves da Silva, Fábio Pãozinho Souza, Luzia Almeida da Silva, Marcenita Augusto
Cidade, Magdaula do Nascimento Braga.
PROFESSORA:
MSc.
Mirian
Becker
TUTORES FORMADORES: Paulo
Reis e Kristiane Alves
ATIVIDADE 2: Organização
e análise das informações levantadas.
Com
base nas informações levantadas na escola, iremos sistematizar algumas
das ações desenvolvidas pelos professores nos ambientes da escola, como sala de
aula, pátio, laboratório de informática apontado o uso e a postura sobre quanto
ao posicionamento e preocupação com o ensino e aprendizagem dos
alunos tendo como princípio o uso das TDIC.
A
utilização das TDIC na escola possibilita como um instrumentos de apoio às
matérias lecionadas pelos professores, além da função de preparar os alunos
para uma sociedade informatizada de forma à aprender seus mais diversos
recursos no ensino, para o ensino e para a vida.
Sabemos que o potencial dessas ferramentas ao ser
introduzidas nas ações de ensino da escola se torna essencial para a formação
dos alunos e professores, pois além de promover o contato com essas diversas
linguagens, ela possibilita uma metodologia mais didática e dinâmica, atrelando
conteúdo e tecnologia, dando ao professor a possibilidade de refletir sobre
essa nova realidade tecnológica e que na sua prática ele possa construir novas
formas e ações para atender seus alunos dentro do processo de ensino.
Contudo, as atribuições do Laboratório Informática fazem
parte do Projeto Político Pedagógico, assim como também devem fazer parte desse
projeto os demais recursos TDIC disponíveis na escola, assim como suas
pretensões de utilidade didática voltadas a atender os alunos e professores.
Contudo
apresentaremos algumas atividades cujo demonstre o uso das TDIC pelos
professores da escola na sala de aula, no laboratório de informática e em outros
ambientes.
Em uma atividade
desenvolvida na sala de aula do 2˚ Ano do Ensino Fundamental (1ͣ Etapa), a
professora faz uso de dois recursos da TDIC (datashow e o ultrabook – Foto 01).
Nessa atividade a professora estava realizando a exibição de vídeos e slides sobre
as regiões do Brasil e em especifico o estado de Roraima. Percebe-se que o
envolvimento dos alunos se dá pela atenção ao que a professora estava exibindo
no datashow e da sua interação com os alunos aos assuntos abordados (Fotos 02 e
03).
Para Antonio (2011)[1],
O
uso do datashow em sala de aula possibilita uma abordagem inovadora do
currículo, permite a inserção de ferramentas colaborativas nas práticas
pedagógicas, amplia o universo de informações que o professor leva para a sala
de aula, torna mais simples determinadas atividades expositivas em que o
professor precisa se empenhar muito na lousa, liberta o professor da tirania do
livro didático, possibilita aos alunos aprendizagens diretamente ligadas ao
mundo digital moderno onde ele vive e torna as aulas mais interessantes,
dinâmicas e ricas em possibilidades.
Essa atividade estava presente em seu
planejamento, assim como o uso dessas TDIC como recursos de auxilio em reforçar
os conteúdos ora repassados aos alunos. Depois os alunos foram levados a
reproduzir em seus cadernos suas percepções sobre o assunto, trabalho este proposto
como pré-requisito avaliativo da disciplina de Geografia.
Outro
espaço muito usado pelos professores é o Laboratório de Informática. Apesar de
que ainda os professores necessitarem de aperfeiçoamento sobre o seu uso e suas
utilidades educativas, esse ambiente faz parte da proposta pedagógica da
escola, assim como também é um recurso de ensino que atende a todos os alunos
em seus dois turnos de funcionamento.
É essencial a
disposição de computadores na escola, sem dúvidas os mesmos trarão benefícios
aos docentes, este serão considerado como mediadores entre o conhecimento e o
educando. Mediante isso, destacamos que o uso dos computadores como ferramenta
didática para auxiliar o ensino e aprendizagem dos alunos, se torna umas das
TDIC de vital importância na escola, pois através desses recursos estaremos
ampliando a visão dos alunos e professores sobre os temas estudados, e o mesmo
poderá refletir sobre sua prática e as
possibilidades de uso de outras TDIC no ambiente da escola.
Vejamos algumas das
atividades praticadas pelos professores e alunos em uso dessa ferramenta
popular e presente na maioria das escolas municipais de Boa Vista-RR.
Nas imagens percebe-se
a professora fazendo uso do seu notebook em pesquisa na rede para atender seu
planejamento. Vale destacar que todos os professores efetivos da rede municipal
de ensino estão em posse de seus ultrabooks, mais uma ferramenta que deve
auxiliar os professores na interação e inclusão da tecnologia em seu cotidiano
educativo/escolar.
Para tanto, é necessário sabermos que o
professor que não utiliza os novos meios que propicia a transmissão de
conhecimento, os alunos não se darão conta da evolução cultural, social e do
progresso do sistema educacional, e da própria historia da tecnologia. A
chegada da tecnologia na escola deve ser integrada a realidade dos educandos,
sendo necessário que se tenha um plano pedagógico, para assim ser discutida a
utilização da mesma sendo uma ferramenta didática; com intuito de não
transformar o computador em passatempo.
Nessa imagem
podemos observar o aluno do 3˚ Ano (Ensino Fundamental 1ͣ Etapa) usando o
computador e um dos seus recursos de edição de texto, tal atividade tratava na
produção de texto sobre o folclore brasileiro.
Dessa forma podemos
dizer que uma das atribuições do professor no uso desse recurso seja ele no seu
dia a dia de planejar, ou as maquinas do
laboratório informática, ele deve estar preparado para as mudanças no cotidiano
escolar, e tornar mais ampla suas metodologias, permitindo assim maior
interação entre professor e aluno e seus recursos pedagógicos.
Nessas duas
imagens, os alunos estavam usando dois aplicativos educacionais. A (foto 07)
tratava sobre os cuidados e a pratica da higiene bucal. A (foto 08) levava o
aluno aos exercícios sobre o folclore, ambos os aplicativos serviram para
exercitar a coordenação motora fina e visual dos alunos, pois ao praticar o
manuseio do mouse e do teclado eles estavam interagindo com a TDIC e assim
aprendiam outra utilidade dessa tecnologia.
O laboratório de
informática pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino, mesmo sabendo que
tem seus pontos positivos e negativos. Como afirma Tajra (2001, pg. 30)[1],
O uso da
informática, de forma positiva dentro de um ambiente educacional, irá variar de
acordo com a proposta que está sendo utilizada em cada caso e com a dedicação
dos profissionais envolvidos.
Esse
ambiente será sempre um ambiente positivo de ensino e aprendizagem dos alunos,
tendo o professor como norteador das atividades envolvendo essa TDIC e
atrelando a ela outras tecnologias acessível e beneficiária aos seus
conhecimentos.
Apontamos
também o uso da TDIC de áudio como produtor e reprodutor de sons. Recentemente
a escola está com a atividade do Coral e tem usado muito o aparelho de som,
microfone, caixa de som, internet para baixar os áudios etc.
Da mesma forma, ela desenvolve o
projeto de leitura “Ziralda” que através de uma boneca “cantora” convida o
aluno a ler e ouvir histórias infantis.
Diante do que foi observado
e analisado, pode-se afirmar que as TDIC auxiliam o professor na aprendizagem
dos alunos. Assim como podemos considerar também, que o computador, o datashow,
os recursos de reprodução de som, são facilitadores da aprendizagem, e que os
mesmos dependem de um bom planejamento para ser utilizado, caso contrário eles
se tornaram máquina frias, sem uso efetivo no contexto educativo.
Outro aspecto em
destaque é o posicionamento dos alunos, que apesar das diferenças de idades e
contatos com esses recursos, os mesmos gostam de estudar utilizando essas TDIC
para aprender, pois segundo os professores eles aprendem com mais facilidade
por se tratar de um instrumento atraente.
[1]
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas
para o professor na atualidade. 3. ed. rev., atual.e ampl. São Paulo: Ética,
2001.
[1] ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do Datashow, Professor Digital,
SBO, 06 abril 2011. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/>.
Acesso em: [14 de setembro de 2014].
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